Pular para o conteúdo principal

Candidatura de Helder ameaçada?


Três anos depois de ter sido proposta, a ação de investigação judiciária eleitoral proposta pelo Ministério Público deverá ser julgada pelo TRE, na próxima quinta-feira, 16.

Se as alegações finais da procuradora regional eleitoral substituta, Maria Clara Barros Noleto, forem acolhidas, Helder Barbalho será declarado inelegível pelos próximos oito anos, juntamente com Lira Maia, que com ele compunha a chapa do PMDB/DEM para governador e vice-governador do Estado na eleição de 2014. Nesse caso, estaria inviabilizada a nova candidatura de Helder ao governo.

Os dois políticos foram denunciados por abuso do poder econômico e dos meios de comunicação. A promotora alegou que eles utilizaram os meios de comunicação do grupo RBA, de propriedade da família Barbalho, “para a veiculação de propaganda político-eleitoral, disfarçada de matéria jornalística, extrapolando o direito de informação sobre os fatos atinentes à campanha, em nítido benefício” de ambos.


A promotora contraditou os argumentos da defesa, dentre os quais de que eventual abuso não interferiu no resultado da eleição, que acabou dando a vitória ao candidato opositor, Simão Jatene. Ele se reelegeu governador usando os mesmos métodos através do grupo Liberal e da Marajoara.

A promotora disse que os dois candidatos denunciados venceram o 1º turno graças à influência do grupo de comunicação dos Barbalho e que, independentemente do resultado da votação, o abuso se caracterizou e constituiu crime, a ser punido.

A defesa de Helder e Lira Maia, depois de arrolar seus argumentos, raciocinando em tese, pediu que a eventual pena fosse a de multa, pelo valor mínimo previsto, mas a promotora optou pela declaração de inelegibilidade, estendida a Jader Barbalho Filho e Camilo Centeno, dirigentes da RBA, também denunciados.


Fonte: Lúcio Flavio Pinto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Almeirim Sem Medo, leva multidão para as ruas da cidade

Hoje é um dia histórico para o município de Almeirim no Oeste do Pará. Milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a atual gestão do município, comandado por Adriane Bentes. A paralisação é uma forma de unir os trabalhadores do município em prol de melhorias para a população.  Desde que assumiu, a gestora do município tem enfrentado forte críticas da oposição e da população. Ruas completamente tomadas pelo lixo, escolas sem merenda, atividade nas escolas rurais estão paradas e os salários atrasados, são algumas das pautas nas reivindicações.  De acordo com Michelle Machado, umas das idealizadoras do movimento, nos disse: "foi satisfatório ver a população abraçando a causa. Não estou aqui apenas por mim, estou também pelo meu filho que herdará resultado das lutas travadas hoje. A população mudou, hoje está mais participativa e buscando melhorias reais".  Outra integrante do movimento é a cantora Kássia Andrade, que destacou que é um movimento "legít

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.  Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico líder da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade. A declaração ganhou as redes sociais repudiando a fala do pastor. Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.

Empresário em Almeirim constrói casa para família carente. Veja como ficou.

Casa que será entregue a família do Cícero O empresário Elizeu Batista, dono da Construtora Familiar, vai entregar uma casa recém construída a uma família carente no município, localizado no Oeste do Pará. A família contemplada foi do Sr. Cícero, escolhido pelos próprios moradores do bairro.  O processo começou assim, primeiro reuniram alguns moradores do bairro Buritizal, selecionando aqueles que estavam em situação de extrema pobreza, e através de votação entre os moradores, o Sr. Cícero foi o contemplado. Momento da Votação  O projeto nasceu no coração do empresário Elizeu de Oliveira Batista, que tem uma construtora na cidade. " Eu senti que deveria abençoar algumas pessoas na cidade, pois Deus tem me abençoado muito." relata o empresário que é membro da Igreja Assembleia de Deus.  A entrega será feita nos próximos dias, e a etapa seguinte é reunir outros empresário para que através de doação, ajudem a mobiliar a casa.  Veja as fotos do antes :   Veja as fotos agora:  Via