Pular para o conteúdo principal

Paraense disputa Prêmio Professores do Brasil

Foto: Arquivo do Facebook
Após obter a primeira colocação nas etapas estadual e regional da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, o professor Arthur Ribeiro Silva, da Escola Municipal Rotary, no bairro Condor, compartilha hoje com os alunos a oportunidade de representar a região Norte na categoria anos finais do Ensino Fundamental. Idealizador do projeto “Festa Solidária: Leitura, escrita e intervenção na comunidade”, Arthur explica que o maior objetivo é tornar o aprendizado dinâmico de forma com que seja despertada nos estudantes do 6º ano, a autonomia e reflexão sobre ações sociais na comunidade.

“Eu vi a oportunidade de trabalhar a leitura e escrita com os estudantes através de ações sociais criadas e executadas por eles próprios. Assim, além de estimular ludicamente o desenvolvimento no processo alfabetizador, eles ainda aprendem sobre direitos e deveres do cidadão na construção de uma sociedade melhor e mais justa”, explica o professor de língua portuguesa.

O projeto consiste em diferentes etapas que têm início com a produção de texto, quando o aluno narra um problema identificado na comunidade e propõe uma intervenção. Posteriormente, as redações são lidas, escolhidas e postas em prática pela turma.

A criação de abrigos para animais de rua, doação de alimentos básicos para famílias ribeirinhas e coleta de lixo foram algumas das propostas dos estudantes que optaram por intervir na coleta de lixo. O autor do tema foi Davi Mesquita, de 13 anos. Para ele, coletar o lixo e reciclar é uma forma de contribuir para a limpeza do meio ambiente e bem-estar da sociedade.

“As pessoas jogam muitas coisas fora, e às vezes isso que é descartado ainda pode ser utilizado pelas famílias”, avalia. “Coletar o lixo para mim é a melhor maneira de ajudar o mundo, pois estaremos dando bom exemplo para que a comunidade diminua a quantidade de sujeira”, acrescenta o estudante.

Nas etapas seguintes do projeto, as crianças saem às ruas do entorno da escola com luvas e equipamentos de segurança para a coleta de detritos e realizam visitas a cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Atualmente, cerca de 600 toneladas de lixo e entulho são recolhidas, diariamente, pela Prefeitura de Belém. “Através do projeto, todos da escola contribuímos para uma Belém mais limpa, através da conscientização sobre os malefícios que o descarte excessivo de lixo pode causar ao ser humano e meio ambiente”, pontua Arthur. 

A festa solidária, organizada pelos estudantes é a última etapa do projeto, semelhante a um sarau cultural, onde são expostos objetos desenvolvidos pelos alunos por meio da reciclagem, além de toda a quantidade de lixo retirado das ruas.



Sobre o Prêmio Professores do Brasil - O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, juntamente com instituições parceiras. Criado em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas experiências pedagógicas bem sucedidas e inovadoras.

Avanço – Esta é a terceira vez consecutiva que profissionais da rede municipal de ensino conquistam as primeiras colocações no Concurso Prêmio Professores do Brasil. Em 2014, o mérito foi da professora da Escola Municipal Walter Leite Caminha, no bairro do Benguí, Diana Lemes Ferreira que conquistou o Prêmio da região Norte com o projeto “Educação para o trânsito, a vida pede passagem: o Benguí antes e depois da Avenida Independência/Centenário”.

Já em 2015, a contemplada regionalmente foi a professora Daniele Rocha da Silva Lima, idealizadora do relato de experiência “Bebês curiosos por e pela natureza: do desejo infantil ao fortalecimento docente”. Este ano quatro professores da rede foram destaque no estado com o Prêmio, sendo Arthur Silva, selecionado para competir nacionalmente.

Fonte: http://agenciabelem.com.br/Noticia/156959/professor-da-rede-municipal-representa-a-regiao-norte-em-concurso-nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Almeirim Sem Medo, leva multidão para as ruas da cidade

Hoje é um dia histórico para o município de Almeirim no Oeste do Pará. Milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a atual gestão do município, comandado por Adriane Bentes. A paralisação é uma forma de unir os trabalhadores do município em prol de melhorias para a população.  Desde que assumiu, a gestora do município tem enfrentado forte críticas da oposição e da população. Ruas completamente tomadas pelo lixo, escolas sem merenda, atividade nas escolas rurais estão paradas e os salários atrasados, são algumas das pautas nas reivindicações.  De acordo com Michelle Machado, umas das idealizadoras do movimento, nos disse: "foi satisfatório ver a população abraçando a causa. Não estou aqui apenas por mim, estou também pelo meu filho que herdará resultado das lutas travadas hoje. A população mudou, hoje está mais participativa e buscando melhorias reais".  Outra integrante do movimento é a cantora Kássia Andrade, que destacou que é um movimento "legít

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.  Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico líder da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade. A declaração ganhou as redes sociais repudiando a fala do pastor. Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.

Empresário em Almeirim constrói casa para família carente. Veja como ficou.

Casa que será entregue a família do Cícero O empresário Elizeu Batista, dono da Construtora Familiar, vai entregar uma casa recém construída a uma família carente no município, localizado no Oeste do Pará. A família contemplada foi do Sr. Cícero, escolhido pelos próprios moradores do bairro.  O processo começou assim, primeiro reuniram alguns moradores do bairro Buritizal, selecionando aqueles que estavam em situação de extrema pobreza, e através de votação entre os moradores, o Sr. Cícero foi o contemplado. Momento da Votação  O projeto nasceu no coração do empresário Elizeu de Oliveira Batista, que tem uma construtora na cidade. " Eu senti que deveria abençoar algumas pessoas na cidade, pois Deus tem me abençoado muito." relata o empresário que é membro da Igreja Assembleia de Deus.  A entrega será feita nos próximos dias, e a etapa seguinte é reunir outros empresário para que através de doação, ajudem a mobiliar a casa.  Veja as fotos do antes :   Veja as fotos agora:  Via