Pular para o conteúdo principal

Paraense disputa Prêmio Professores do Brasil

Foto: Arquivo do Facebook
Após obter a primeira colocação nas etapas estadual e regional da 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, o professor Arthur Ribeiro Silva, da Escola Municipal Rotary, no bairro Condor, compartilha hoje com os alunos a oportunidade de representar a região Norte na categoria anos finais do Ensino Fundamental. Idealizador do projeto “Festa Solidária: Leitura, escrita e intervenção na comunidade”, Arthur explica que o maior objetivo é tornar o aprendizado dinâmico de forma com que seja despertada nos estudantes do 6º ano, a autonomia e reflexão sobre ações sociais na comunidade.

“Eu vi a oportunidade de trabalhar a leitura e escrita com os estudantes através de ações sociais criadas e executadas por eles próprios. Assim, além de estimular ludicamente o desenvolvimento no processo alfabetizador, eles ainda aprendem sobre direitos e deveres do cidadão na construção de uma sociedade melhor e mais justa”, explica o professor de língua portuguesa.

O projeto consiste em diferentes etapas que têm início com a produção de texto, quando o aluno narra um problema identificado na comunidade e propõe uma intervenção. Posteriormente, as redações são lidas, escolhidas e postas em prática pela turma.

A criação de abrigos para animais de rua, doação de alimentos básicos para famílias ribeirinhas e coleta de lixo foram algumas das propostas dos estudantes que optaram por intervir na coleta de lixo. O autor do tema foi Davi Mesquita, de 13 anos. Para ele, coletar o lixo e reciclar é uma forma de contribuir para a limpeza do meio ambiente e bem-estar da sociedade.

“As pessoas jogam muitas coisas fora, e às vezes isso que é descartado ainda pode ser utilizado pelas famílias”, avalia. “Coletar o lixo para mim é a melhor maneira de ajudar o mundo, pois estaremos dando bom exemplo para que a comunidade diminua a quantidade de sujeira”, acrescenta o estudante.

Nas etapas seguintes do projeto, as crianças saem às ruas do entorno da escola com luvas e equipamentos de segurança para a coleta de detritos e realizam visitas a cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Atualmente, cerca de 600 toneladas de lixo e entulho são recolhidas, diariamente, pela Prefeitura de Belém. “Através do projeto, todos da escola contribuímos para uma Belém mais limpa, através da conscientização sobre os malefícios que o descarte excessivo de lixo pode causar ao ser humano e meio ambiente”, pontua Arthur. 

A festa solidária, organizada pelos estudantes é a última etapa do projeto, semelhante a um sarau cultural, onde são expostos objetos desenvolvidos pelos alunos por meio da reciclagem, além de toda a quantidade de lixo retirado das ruas.



Sobre o Prêmio Professores do Brasil - O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, juntamente com instituições parceiras. Criado em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas experiências pedagógicas bem sucedidas e inovadoras.

Avanço – Esta é a terceira vez consecutiva que profissionais da rede municipal de ensino conquistam as primeiras colocações no Concurso Prêmio Professores do Brasil. Em 2014, o mérito foi da professora da Escola Municipal Walter Leite Caminha, no bairro do Benguí, Diana Lemes Ferreira que conquistou o Prêmio da região Norte com o projeto “Educação para o trânsito, a vida pede passagem: o Benguí antes e depois da Avenida Independência/Centenário”.

Já em 2015, a contemplada regionalmente foi a professora Daniele Rocha da Silva Lima, idealizadora do relato de experiência “Bebês curiosos por e pela natureza: do desejo infantil ao fortalecimento docente”. Este ano quatro professores da rede foram destaque no estado com o Prêmio, sendo Arthur Silva, selecionado para competir nacionalmente.

Fonte: http://agenciabelem.com.br/Noticia/156959/professor-da-rede-municipal-representa-a-regiao-norte-em-concurso-nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jatene é a única saída para Belém não cair nas mãos dos BARBALHOS.

Tucanos históricos entendem que só o ex-governador Simão Jatene tem musculatura política para enfrentar e vencer a eleição em Belém e manter a unidade do ninho. Mas ele já disse que não quer. Por outro lado, o grupo do prefeito Zenaldo Coutinho, que se manteve fiel ao ideário do PSDB, enxerga as digitais do MDB agindo nas sombras das candidaturas de Celso Sabino e Victor Dias, com o claro intuito de desarticular e quebrar definitivamente o partido, uma verdadeira implosão, a partir de dentro. É que ambos têm alianças com o governador Helder Barbalho, explicitadas pelos irmãos no governo: Cilene Sabino foi mantida na presidência da Jucepa e André Dias Jr. é o secretário de Estado de Turismo. E a bancada estadual se bandeou para a situação desde o início do ano passado, o que foi atestado publicamente em diversas ocasiões, em especial no dia do aniversário do governador, com direito a bolo e coro de parabéns, tudo registrado em fotos. Além de indicações de afilhados para cargos no govern...

População vai as ruas de Almeirim contra Prefeita Adriane Bentes

População de Almeirim, encabeçada pelo Movimento Almeirim Sem Medo , vai as ruas nesse próximo sábado, 16, contra as atitudes e descasos da gestão Adriane Bentes (PR).  A concentração será na sede do SINTEPP, a partir das 16h, e irá percorrer as principais ruas da cidade.  O movimento conta com o apoio de sindicalistas, domesticas, estudantes, mototaxistas, servidores públicos e outras categorias.  Esse é o segundo ato organizado pelo movimento. O primeiro aconteceu no dia 28 de novembro, e contou com ampla participação popular. Desde que assumiu a prefeitura, a prefeita Adriane Bentes que foi eleita com mais 60% de aprovação, viu sua popularidades despencar. As pautas das reivindicações são as mesmas: Coleta irregular dos lixos, falta d'água em alguns bairros, atrasos salariais, e se não bastasse, a falta de fiscalização quanto as queimadas. Nas ultimas semanas, a cidade foi invadida por uma fumaça, prejudicando a saúde da população....

Eleições em Almeirim - Conheça os três principais nomes na disputa

As eleições 2020 se aproximam e o cenário de Almeirim promete ser quente. Nos grupos de WhatssApp as brigas e ofensas mostram que a disputa será acirrada  como foi nas eleições de 2016, que teve como vitoriosa Adriane Bentes (PR).  No cenário atual, os nomes que vem se consolidando são: Lúcia Carvalho (MDB), Rosa Hage (PSC) e Whisney Messias (PSOL). Desse cenário a unica veterana na disputa é Rosa Hage, que tem o apoio dos evangélicos no município. Em 2016 a ex-conselheira e Presidente do Tribunal de contas dos municípios amargou uma derrota para a jovem e  inexperiente Adriane Bentes.   Adriane Bentes venceu, prometendo modernizar o município e gerar emprego e renda para a população, mas o que a população viu nesses últimos 3 anos foram escândalos e descaso com o dinheiro público. A chefe do executivo vem fazendo uma gestão amadora e cheia de atropelos, resultado é que o seu nome nem aparece nas pesquisas de opinião.  Rosa Hage tem 76 anos, formada em...