Pular para o conteúdo principal

Carta Aberta da CHAPA 02, "Somos Todos Tapajoaras", nas eleições do Instituto Pró Estado do Tapajós


Na próxima quinta-feira, 07 de dezembro, é um dia muito importante para a região Oeste do Pará, será o dia que vamos eleger a nova diretoria do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós. A Chapa 02 que disputa a liderança do instituto, procurou este espaço para apresentar suas propostas. 

Confira: 


CARTA ABERTA

Manifesto Somos Todos Tapajoaras. Depois do primeiro plebiscito e a conquista nas urnas de 1.203.574 de votos sim, em favor da emancipação do nosso sonhado Estado do Tapajós, agora temos oportunidade de oxigenar a condução do movimento. Dessa vez é o povo Tapajoara que manda o recado. Um recado mais do que necessário, porque o velho monólogo dos marqueteiros do governo paraense, soprando crenças no ouvido do povo, não funciona mais. O povo que lê e escreve nas redes sociais não precisa de intérpretes de pensamento. 

Chegamos ao ponto-limite. Belém continua uma fantasia bilionária, cercada de desperdícios e ineficiências. O poder que manipula bilhões de reais no orçamento público ainda tem a petulância de afirmar “faltam recursos”. Não! Recursos abundam. Fizemos, nas urnas, essa denúncia, em 11 de dezembro de 2011. O recado deveria ter sido suficiente, mas caiu no vazio.

Nesta Carta, retomamos mais forte a luta pelo Estado do Tapajós, nosso maior sonho a ser conquistado ainda no século XXI: não aceitamos mais carregar no lombo um governo que aplica uma tributação impiedosa sobre o bolso do contribuinte indefeso. O empresário daqui, que poderia estar gerando empregos, virou um proletário do Governo do Pará. Este está sempre cobrando sua fatia na frente; não espera nem o lucro acontecer. E o povo continua carregando uma das cargas tributárias mais onerosas do planeta: trabalha até a metade do ano só para sustentar o governo e os governantes.

O povo Tapajoara quer trabalhar, quer aposentadorias e pensões compatíveis com os aportes que faz ao longo da vida; precisamos mesmos é de gestão séria e confiável, rotativa e verificável, em todos os níveis, queremos o nosso Estado do Tapajós em 2018.

Chega de burocracia e de roubar descaradamente o tempo e a saúde do povo nas filas do atendimento médico; ou queimar o futuro dos jovens sem educação de qualidade, com a falta de um computador por aluno. Esta Carta marca um ponto de virada. O povo Tapajoara só precisa de condições adequada para trabalhar, para empreender seus negócios, para desenvolver sua pesquisa, se educar e cuidar do seu Estado. 

Perdas são pedagógicas. Perdemos uma batalha, para aprendermos a não perdê-la nunca mais; temos perdido tempo e energia demais com governos que governam mal e nos custam cada vez mais caro. Nossa paciência não tem o tamanho da vida inteira. O povo Tapajoara exige ser senhor do seu tempo. Para nosso futuro Estado do Tapajós mudar a realidade do baixo amazonas e construir um Estado próspero, moderno e justo, perante o Brasil e mundo. 

Somos 1.203.574 eleitores Tapajoaras. E cada um de nós precisamos assumir nosso voto como instrumento de luta pela consolidação desse Estado. Sendo assim, senhores e senhoras representantes das organizações, fica aqui o nosso apelo: na próxima quinta-feira, dia 07 de dezembro de 2017, das 9h ás 12h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santarém, será realizada a eleição da nova diretoria do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós, não vote em branco nem anule o seu voto. É hora de votar. Vote consciente. Escolha a chapa 02, estamos preparados para essa árdua tarefa, cujas propostas reflitam o seu compromisso com os anseios da criação do Estado do Tapajós.

PROPOSTAS 

A - Acompanhar através de um comitê permanente dentro do Congresso Nacional a PEC que propõe plebiscito apenas no oeste do Pará, onde altera a redação do artigo 18 da Constituição Federal que discorre sobre a divisão territorial para a criação de novas unidades da federação. Nossa proposta é modificar o trecho que afirma que o desmembramento deve ser feito após plebiscito realizado na área diretamente interessada e estabelecer que a consulta deve ser feita somente na área que quer se emancipar;

B - Apresentar as câmaras de vereadores e as prefeituras dos 22 munícipios que ainda não tiver aprovada a lei municipal que institui Dia de Luta pela Emancipação do Oeste do Pará e ajudar a Prefeitura de Santarém a executar a referida lei;

C - Para continuarmos dialogando nas universidades publicas e privadas, envolvendo todas as entidades da sociedade civil organizada, especialmente nos 23 municípios do Tapajós e norte brasileiro, mas também em todo o país, para que possamos ampliar o numero de coletas de assinaturas em prol do Estado do Tapajós, a intenção é conseguir 1,5 milhão de assinaturas para enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) visando realizar a consulta ainda nas eleições de 2018. 

Um novo estado, novas oportunidades!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Almeirim Sem Medo, leva multidão para as ruas da cidade

Hoje é um dia histórico para o município de Almeirim no Oeste do Pará. Milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a atual gestão do município, comandado por Adriane Bentes. A paralisação é uma forma de unir os trabalhadores do município em prol de melhorias para a população.  Desde que assumiu, a gestora do município tem enfrentado forte críticas da oposição e da população. Ruas completamente tomadas pelo lixo, escolas sem merenda, atividade nas escolas rurais estão paradas e os salários atrasados, são algumas das pautas nas reivindicações.  De acordo com Michelle Machado, umas das idealizadoras do movimento, nos disse: "foi satisfatório ver a população abraçando a causa. Não estou aqui apenas por mim, estou também pelo meu filho que herdará resultado das lutas travadas hoje. A população mudou, hoje está mais participativa e buscando melhorias reais".  Outra integrante do movimento é a cantora Kássia Andrade, que destacou que é um movimento "legít

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.  Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico líder da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade. A declaração ganhou as redes sociais repudiando a fala do pastor. Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.

Empresário em Almeirim constrói casa para família carente. Veja como ficou.

Casa que será entregue a família do Cícero O empresário Elizeu Batista, dono da Construtora Familiar, vai entregar uma casa recém construída a uma família carente no município, localizado no Oeste do Pará. A família contemplada foi do Sr. Cícero, escolhido pelos próprios moradores do bairro.  O processo começou assim, primeiro reuniram alguns moradores do bairro Buritizal, selecionando aqueles que estavam em situação de extrema pobreza, e através de votação entre os moradores, o Sr. Cícero foi o contemplado. Momento da Votação  O projeto nasceu no coração do empresário Elizeu de Oliveira Batista, que tem uma construtora na cidade. " Eu senti que deveria abençoar algumas pessoas na cidade, pois Deus tem me abençoado muito." relata o empresário que é membro da Igreja Assembleia de Deus.  A entrega será feita nos próximos dias, e a etapa seguinte é reunir outros empresário para que através de doação, ajudem a mobiliar a casa.  Veja as fotos do antes :   Veja as fotos agora:  Via