Pular para o conteúdo principal

O que é melhor para a UFOPA: Pagar 5 MILHÕES de Aluguel por ano ou comprar o Seminário por 15 MILHÕES?

Raphael Ribeiro
O texto foi publicado nas redes sociais do Jornalista e também acadêmico da Ufopa. Vale destacar que a pergunta é bem pertinente.
  


Leia na Íntegra:

Ao longo da campanha para a Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) muito foi destacado o fato da instituição funcionar em um imóvel alugado, sem espaço adequado e com alto custo.
Da mesma forma, a Atual Gestão da Universidade, que segue até março de 2018, expressa a necessidade de sair do aluguel e ter ambientes mais adequados para as atividades acadêmicas.

Diante da publicação do Diário Oficial da União, onde o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autoriza a UFOPA a adquirir o Seminário Pio X, num valor de 15 milhões, a ser pago de forma parcelada, se esboça uma reação de setores, certamente oposicionistas à atual gestão, contrária a aquisição do imóvel. 
Cabe no mínimo a seguinte reflexão: O que estaria motivando tal reação, já que com a aquisição do Seminário por tal valor a UFOPA sairia do aluguel e em três anos economizaria recursos equivalentes ao valor total do empreendimento?
Para quem olha de fora, e muito mais para quem olha de dentro, pode se chegar à seguinte conclusão: Seria inquietação de quem está na oposição e vislumbra assumir a nova gestão, caso seja nomeado pelo Ministro, de ver o problema de infraestrutura da Universidade resolvido na Atual Gestão, que ficará com tal legado, ou é por preferência em manter os altos aluguéis?
Do ponto de vista do processo democrático em torno da deliberação da compra ou não, se faz necessário entender que a autorização é a base para o início das conversas, no entanto, a comunidade acadêmica terá poder de decisão por meio de seus representantes, integrantes do Conselho Superior da Universidade, que vai deliberar pelo sim ou não.
Do ponto de vista da Gestão, já que o mandato da atual Reitora se encerra apenas no final de março, cabe a ela conduzir o processo de deliberação, e se for o caso, de aquisição do imóvel, já que a compra foi autorizada pelo Governo Federal.
É importante relembrar a pluralidade das forças políticas que atuam na UFOPA, pluralidade essa expressa na consulta para escolha da nova reitoria, onde cinco chapas concorreram e nenhuma delas obteve um terço das intenções de voto. Portanto, a Gestão Superior deve se pautar pelo interesse da maioria e não de segmentos minoritários. Se é bom para a comunidade acadêmica e representa economia de recursos públicos, não se vê nenhum problema em comprar o Seminário Pio X na Atual Gestão da Universidade.

Raphael Ribeiro
Jornalista e acadêmico da Ufopa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jatene é a única saída para Belém não cair nas mãos dos BARBALHOS.

Tucanos históricos entendem que só o ex-governador Simão Jatene tem musculatura política para enfrentar e vencer a eleição em Belém e manter a unidade do ninho. Mas ele já disse que não quer. Por outro lado, o grupo do prefeito Zenaldo Coutinho, que se manteve fiel ao ideário do PSDB, enxerga as digitais do MDB agindo nas sombras das candidaturas de Celso Sabino e Victor Dias, com o claro intuito de desarticular e quebrar definitivamente o partido, uma verdadeira implosão, a partir de dentro. É que ambos têm alianças com o governador Helder Barbalho, explicitadas pelos irmãos no governo: Cilene Sabino foi mantida na presidência da Jucepa e André Dias Jr. é o secretário de Estado de Turismo. E a bancada estadual se bandeou para a situação desde o início do ano passado, o que foi atestado publicamente em diversas ocasiões, em especial no dia do aniversário do governador, com direito a bolo e coro de parabéns, tudo registrado em fotos. Além de indicações de afilhados para cargos no govern...

População vai as ruas de Almeirim contra Prefeita Adriane Bentes

População de Almeirim, encabeçada pelo Movimento Almeirim Sem Medo , vai as ruas nesse próximo sábado, 16, contra as atitudes e descasos da gestão Adriane Bentes (PR).  A concentração será na sede do SINTEPP, a partir das 16h, e irá percorrer as principais ruas da cidade.  O movimento conta com o apoio de sindicalistas, domesticas, estudantes, mototaxistas, servidores públicos e outras categorias.  Esse é o segundo ato organizado pelo movimento. O primeiro aconteceu no dia 28 de novembro, e contou com ampla participação popular. Desde que assumiu a prefeitura, a prefeita Adriane Bentes que foi eleita com mais 60% de aprovação, viu sua popularidades despencar. As pautas das reivindicações são as mesmas: Coleta irregular dos lixos, falta d'água em alguns bairros, atrasos salariais, e se não bastasse, a falta de fiscalização quanto as queimadas. Nas ultimas semanas, a cidade foi invadida por uma fumaça, prejudicando a saúde da população....

Eleições em Almeirim - Conheça os três principais nomes na disputa

As eleições 2020 se aproximam e o cenário de Almeirim promete ser quente. Nos grupos de WhatssApp as brigas e ofensas mostram que a disputa será acirrada  como foi nas eleições de 2016, que teve como vitoriosa Adriane Bentes (PR).  No cenário atual, os nomes que vem se consolidando são: Lúcia Carvalho (MDB), Rosa Hage (PSC) e Whisney Messias (PSOL). Desse cenário a unica veterana na disputa é Rosa Hage, que tem o apoio dos evangélicos no município. Em 2016 a ex-conselheira e Presidente do Tribunal de contas dos municípios amargou uma derrota para a jovem e  inexperiente Adriane Bentes.   Adriane Bentes venceu, prometendo modernizar o município e gerar emprego e renda para a população, mas o que a população viu nesses últimos 3 anos foram escândalos e descaso com o dinheiro público. A chefe do executivo vem fazendo uma gestão amadora e cheia de atropelos, resultado é que o seu nome nem aparece nas pesquisas de opinião.  Rosa Hage tem 76 anos, formada em...