Pular para o conteúdo principal

Ex-Vereador Reginaldo Campos fará delação premiada.


Promotores de Justiça do Pará em Santarém protocolaram a colaboração premiada (delação, no jargão popular) do ex-vereador Reginaldo Campos, preso desde agosto do ano passado na operação Perfuga. A informação foi divulgada pelo blogueiro e jornalista Alailson Muniz.

Reginaldo, encacerado no 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) em Santarém, é apontado pelo MP como o chefe da Perfuga. A juntada e o pedido de homologação, feitos ontem, 30, foram acompanhados de perto pela Defensoria Pública do Pará, que está à frente da defesa do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santarém (2015-2016).

A delação, conforme o portal Jeso Carneiro apurou, foi feita aos promotores Maria Raimunda Tavares e Rodrigo Faro. Ontem, o juiz Rômulo Nogueira de Brito, titular da 2ª Vara Criminal de Santarém e responsável pela Perfuga em primeira instância, suspendeu as audiências após o protocolo da colaboração premiada.

O magistrado retoma os depoimentos das testemunhas na sexta-feira, 2. Ontem ainda, segundo o blogueiro Alailson Muniz, a defesa de Sarah Campos fez o pedido de conversão de prisão preventiva para prisão domiciliar, alegando o mesmo motivo de outro réu no processo, o advogado Wilson Lisboa. Lisboa teve deferida a conversão por motivos de saúde.

DECISÃO

A colaboração premiada de Reginaldo Campos será apreciada pelo magistrado dentro dos requisitos exigidos pela Lei 12.850/13, que dispõe sobre as organizações criminosas. Rômulo Brito pode ou não homologar o acordo firmado entre o Ministério Público e Reginaldo Campos.

O que se pode antecipar é que, para o MP ter firmado o termo de acordo de colaboração, Reginaldo Campos deve ter informado fatos novos (outros cabeças, tentáculos e apontar bens adquirido pelas fraudes) que não foram investigados dentro da Perfuga, e apresentado provas ou indicado o caminho para adquiri-las.

Como Campos não foi sentenciado e não se sabe os termos da colaboração protocolada nos autos, não é possível mensurar o benefício que o instituto jurídico pode alcançar em uma possível condenação. Mas as chances desta ocorrer são maiores, já que para delatar o colaborador é obrigado a assumir os fatos imputados no curso da investigação. É a segunda delação fechada pelo MP. 

A primeira, homologada pelo juiz Rômulo Brito no final de outubro do ano passado, foi feita por Andrew Oliveira da Silva, ex-chefe de RH (Recursos Humanos) da Câmara de Vereadores de Santarém e um dos 28 réus da Perfuga.



Via: Blog do Jeso 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jatene é a única saída para Belém não cair nas mãos dos BARBALHOS.

Tucanos históricos entendem que só o ex-governador Simão Jatene tem musculatura política para enfrentar e vencer a eleição em Belém e manter a unidade do ninho. Mas ele já disse que não quer. Por outro lado, o grupo do prefeito Zenaldo Coutinho, que se manteve fiel ao ideário do PSDB, enxerga as digitais do MDB agindo nas sombras das candidaturas de Celso Sabino e Victor Dias, com o claro intuito de desarticular e quebrar definitivamente o partido, uma verdadeira implosão, a partir de dentro. É que ambos têm alianças com o governador Helder Barbalho, explicitadas pelos irmãos no governo: Cilene Sabino foi mantida na presidência da Jucepa e André Dias Jr. é o secretário de Estado de Turismo. E a bancada estadual se bandeou para a situação desde o início do ano passado, o que foi atestado publicamente em diversas ocasiões, em especial no dia do aniversário do governador, com direito a bolo e coro de parabéns, tudo registrado em fotos. Além de indicações de afilhados para cargos no govern...

População vai as ruas de Almeirim contra Prefeita Adriane Bentes

População de Almeirim, encabeçada pelo Movimento Almeirim Sem Medo , vai as ruas nesse próximo sábado, 16, contra as atitudes e descasos da gestão Adriane Bentes (PR).  A concentração será na sede do SINTEPP, a partir das 16h, e irá percorrer as principais ruas da cidade.  O movimento conta com o apoio de sindicalistas, domesticas, estudantes, mototaxistas, servidores públicos e outras categorias.  Esse é o segundo ato organizado pelo movimento. O primeiro aconteceu no dia 28 de novembro, e contou com ampla participação popular. Desde que assumiu a prefeitura, a prefeita Adriane Bentes que foi eleita com mais 60% de aprovação, viu sua popularidades despencar. As pautas das reivindicações são as mesmas: Coleta irregular dos lixos, falta d'água em alguns bairros, atrasos salariais, e se não bastasse, a falta de fiscalização quanto as queimadas. Nas ultimas semanas, a cidade foi invadida por uma fumaça, prejudicando a saúde da população....

Eleições em Almeirim - Conheça os três principais nomes na disputa

As eleições 2020 se aproximam e o cenário de Almeirim promete ser quente. Nos grupos de WhatssApp as brigas e ofensas mostram que a disputa será acirrada  como foi nas eleições de 2016, que teve como vitoriosa Adriane Bentes (PR).  No cenário atual, os nomes que vem se consolidando são: Lúcia Carvalho (MDB), Rosa Hage (PSC) e Whisney Messias (PSOL). Desse cenário a unica veterana na disputa é Rosa Hage, que tem o apoio dos evangélicos no município. Em 2016 a ex-conselheira e Presidente do Tribunal de contas dos municípios amargou uma derrota para a jovem e  inexperiente Adriane Bentes.   Adriane Bentes venceu, prometendo modernizar o município e gerar emprego e renda para a população, mas o que a população viu nesses últimos 3 anos foram escândalos e descaso com o dinheiro público. A chefe do executivo vem fazendo uma gestão amadora e cheia de atropelos, resultado é que o seu nome nem aparece nas pesquisas de opinião.  Rosa Hage tem 76 anos, formada em...