Pular para o conteúdo principal

Tragédia em Barcarena (PA) repete Mariana (MG) e serve de alerta à população de Parauapebas (PA)


Gente doente, aflita e abandonada. Um crime ambiental e social que não dá para esconder. A norueguesa Norks Hydro bem que tenta, mas não consegue. A poluição de suas indústrias está por toda parte. Não é de hoje, verdade seja dita, mas se agrava cada vez mais. Impunemente.

Os rejeitos, brancos ou vermelhos, estão pelos rios, igarapés, matas e poços artesianos. As dezenas de comunidades vizinhas às bacias de rejeitos minerais, que a 30 metros de altura armazenam a lama vermelha e seu coquetel químico da morte, clamam por socorro e justiça. 

O que contamina o ar, o solo e as águas também atormenta a alma dos moradores. Ninguém dorme desde sábado passado, contabilizando prejuízos financeiros e de saúde.

Reclamações e denúncias surgem a toda hora. As autoridades, omissas mas hipócritas, só aparecem quando as tragédias - comuns numa Barcarena sitiada pelas multinacionais e sua enorme ganância por lucros financeiros - ganham dimensões de escândalo. Nessas horas, se faltam providências concretas, sobram acusações torpes.

Uma delas é chamar de "sensacionalistas" e "inverídicas" as denúncias das famílias atingidas pela contaminação. Ou dos veículos da mídia independente, como o Ver-o-Fato, que mostram indícios e provas naquilo que publicam. 

Chegam a ser ousadas as ameaças de morte, as intimidações e a tentativa de desqualificar, até moralmente, os líderes comunitários e quilombolas que não se dobram ao poder avassalador e criminoso de multinacionais como a Norsk Hydro. 

Nas últimas 48 horas, contudo, iniciativas como as da Câmara Federal e da OAB Pará - interessadas em apurar a fundo as ocorrências denunciadas - devem constituir-se como alento para uma população que não acredita mais em nada e em ninguém. Daí a responsabilidade de ambas em produzir um trabalho que satisfaça às expectativas e não gerem mais frustrações. 



Relatos da realidade


O repórter fotográfico Raimundo Paccó, um profissional de reconhecida competência e credibilidade, pelo trabalho de alcance nacional que realiza para veículos como a "Folha de São Paulo", está colaborando com o Ver-o-Fato, cobrindo os fatos em Barcarena. 

Ele esteve em várias comunidades do município, documentando com suas lentes aquilo que, muitas vezes, milhares de palavras não conseguem traduzir. Eis o relato de Paccó:

"A Comunidade Vila Nova que fica nos fundos da empresa Hydro tem sofrido com os efeitos dos resíduos que foram jogados nos igarapés e rios próximos a comunidade" diz Maria Lúcia Marques, moradora do local há mais de 20 anos. Ela conta que, cerca de vinte aves, entre frangos e patos, morreram desde sábado, quando aconteceu o vazamento.

Pior que suas galinhas morrerem, é as crianças que por brincarem nas águas, estão cheias de feridas pelo corpo. Dona Maria Lúcia afirma que tudo é responsabilidade da empresa rica da Noruega, que tem como garotos- propaganda uma das maiores bandas de rock da história, o A-HA."

Via: http://www.ver-o-fato.com.br/2018/02/pessoas-doentes-aves-e-peixes-mortos.htmlhttp://www.ver-o-fato.com.br/2018/02/pessoas-doentes-aves-e-peixes-mortos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Almeirim Sem Medo, leva multidão para as ruas da cidade

Hoje é um dia histórico para o município de Almeirim no Oeste do Pará. Milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a atual gestão do município, comandado por Adriane Bentes. A paralisação é uma forma de unir os trabalhadores do município em prol de melhorias para a população.  Desde que assumiu, a gestora do município tem enfrentado forte críticas da oposição e da população. Ruas completamente tomadas pelo lixo, escolas sem merenda, atividade nas escolas rurais estão paradas e os salários atrasados, são algumas das pautas nas reivindicações.  De acordo com Michelle Machado, umas das idealizadoras do movimento, nos disse: "foi satisfatório ver a população abraçando a causa. Não estou aqui apenas por mim, estou também pelo meu filho que herdará resultado das lutas travadas hoje. A população mudou, hoje está mais participativa e buscando melhorias reais".  Outra integrante do movimento é a cantora Kássia Andrade, que destacou que é um movimento "legít

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.  Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico líder da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade. A declaração ganhou as redes sociais repudiando a fala do pastor. Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.

Empresário em Almeirim constrói casa para família carente. Veja como ficou.

Casa que será entregue a família do Cícero O empresário Elizeu Batista, dono da Construtora Familiar, vai entregar uma casa recém construída a uma família carente no município, localizado no Oeste do Pará. A família contemplada foi do Sr. Cícero, escolhido pelos próprios moradores do bairro.  O processo começou assim, primeiro reuniram alguns moradores do bairro Buritizal, selecionando aqueles que estavam em situação de extrema pobreza, e através de votação entre os moradores, o Sr. Cícero foi o contemplado. Momento da Votação  O projeto nasceu no coração do empresário Elizeu de Oliveira Batista, que tem uma construtora na cidade. " Eu senti que deveria abençoar algumas pessoas na cidade, pois Deus tem me abençoado muito." relata o empresário que é membro da Igreja Assembleia de Deus.  A entrega será feita nos próximos dias, e a etapa seguinte é reunir outros empresário para que através de doação, ajudem a mobiliar a casa.  Veja as fotos do antes :   Veja as fotos agora:  Via