Pular para o conteúdo principal

SANTARÉM - O que está por trás do silêncio do SINPROSAN?

Os profissionais da Educação municipal de Santarém vem sofrendo terríveis perdas nos últimos seis anos. Perdas e tratamento diferenciado na mesma categoria, como por exemplo, na Lei Orgânica que reza no primeiro parágrafo do artigo 64 que deve haver "isonomia" nos vencimentos, o que não ocorre. 
 
O que de fato se tem, é que um professor temporário recebe metade do salário de um professor efetivo... Com o silêncio do SINPROSAN...Também deixaram de receber férias remuneradas de 45 dias previstas em lei, que não são pagas...com o mesmo silêncio do SINPROSAN!
 
Passaram por um processo seletivo cheio de falhas, sempre com o silêncio do Sindicato. Pessoas que ficaram nos últimos lugares já estão inclusive trabalhando, enquanto pessoas melhor classificadas ainda não foram chamadas.
 
Tiveram nesse tumultuado PS, até o cancelamento de uma das modalidades envolvidas, a Educação Infantil, que por  silêncio do SINPROSAN, obrigou três cidadãs a ingressarem na justiça e terem sido ouvidas.
Cadê o SINPROSAN? Porquê tanta omissão? Passamos em 2017 por uma eleição sindical que culminou com a reeleição para um terceiro mandato do Sr Josafá da Costa Gonçalves. Um mandato legalmente proibido! Vejamos os fatos. 
 
Em junho de 2017 o servidor LFO solicitou ao Jurídico da SEMED resposta ao possível terceiro mandato do citado Josafá da Costa Gonçalves, quando da resposta sob o PARECER JURÍDICO número 101/2017/SEMED do Advogado Danilo Machado Aguiar diz: "inexiste a possibilidade de concessão de licença para exercer mandato classista por três mandatos consecutivos, manifestando seu indeferimento caso haja solicitação formal".Isso em 18/06/2017. 
 
E em 27/06/2017, o mesmo servidor LFO protocolou junto a Procuradoria Geral do Município a mesma questão. E teve do Advogado Arilson Miranda Batista, Procurador Geral do Município o seguinte PARECER número 71/2017-PGM: "firmo entendimento no sentido de ser INCONSTITUCIONAL a parte final do Parágrafo Primeiro, do Art. 109 da Lei 14.899/94 devendo ser suprimida, quando da interpretação a expressão 'e por mais uma vez', ante a inexistência de um terceiro mandato eletivo no ordenamento jurídico pátrio".
 
Tudo isso acontendo no período das eleições sindicais. As quais contrariando o advogado da SEMED e o Procurador Geral do Município, o advogado do SINPROSAN, Sr Gleydson Pontes, "legalizou" por conta própria o terceiro mandato ao presidente do sindicato. Resta saber a situação funcional do referido presidente. Se está de acordo com o Regime Jurídico, ou é mais uma daquelas "cedências de boca"? Talvez esteja aí a resposta para a pergunta ao norte citada. O que está por trás do silêncio do SINPROSAN? Será um toma lá dá cá? Eu já tirei as minhas conclusões! Tira as suas.
 
E a ultima do Presidente, foi conduzir uma assembleia, para aprovar o desconto do imposto sindical (Hoje Opcional),  com um numero mínimo de sindicalizados. 
A assembleia terminou em tumulto, que dividiu a categoria, demonstrando assim uma fragilidade da liderança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jatene é a única saída para Belém não cair nas mãos dos BARBALHOS.

Tucanos históricos entendem que só o ex-governador Simão Jatene tem musculatura política para enfrentar e vencer a eleição em Belém e manter a unidade do ninho. Mas ele já disse que não quer. Por outro lado, o grupo do prefeito Zenaldo Coutinho, que se manteve fiel ao ideário do PSDB, enxerga as digitais do MDB agindo nas sombras das candidaturas de Celso Sabino e Victor Dias, com o claro intuito de desarticular e quebrar definitivamente o partido, uma verdadeira implosão, a partir de dentro. É que ambos têm alianças com o governador Helder Barbalho, explicitadas pelos irmãos no governo: Cilene Sabino foi mantida na presidência da Jucepa e André Dias Jr. é o secretário de Estado de Turismo. E a bancada estadual se bandeou para a situação desde o início do ano passado, o que foi atestado publicamente em diversas ocasiões, em especial no dia do aniversário do governador, com direito a bolo e coro de parabéns, tudo registrado em fotos. Além de indicações de afilhados para cargos no govern...

População vai as ruas de Almeirim contra Prefeita Adriane Bentes

População de Almeirim, encabeçada pelo Movimento Almeirim Sem Medo , vai as ruas nesse próximo sábado, 16, contra as atitudes e descasos da gestão Adriane Bentes (PR).  A concentração será na sede do SINTEPP, a partir das 16h, e irá percorrer as principais ruas da cidade.  O movimento conta com o apoio de sindicalistas, domesticas, estudantes, mototaxistas, servidores públicos e outras categorias.  Esse é o segundo ato organizado pelo movimento. O primeiro aconteceu no dia 28 de novembro, e contou com ampla participação popular. Desde que assumiu a prefeitura, a prefeita Adriane Bentes que foi eleita com mais 60% de aprovação, viu sua popularidades despencar. As pautas das reivindicações são as mesmas: Coleta irregular dos lixos, falta d'água em alguns bairros, atrasos salariais, e se não bastasse, a falta de fiscalização quanto as queimadas. Nas ultimas semanas, a cidade foi invadida por uma fumaça, prejudicando a saúde da população....

Eleições em Almeirim - Conheça os três principais nomes na disputa

As eleições 2020 se aproximam e o cenário de Almeirim promete ser quente. Nos grupos de WhatssApp as brigas e ofensas mostram que a disputa será acirrada  como foi nas eleições de 2016, que teve como vitoriosa Adriane Bentes (PR).  No cenário atual, os nomes que vem se consolidando são: Lúcia Carvalho (MDB), Rosa Hage (PSC) e Whisney Messias (PSOL). Desse cenário a unica veterana na disputa é Rosa Hage, que tem o apoio dos evangélicos no município. Em 2016 a ex-conselheira e Presidente do Tribunal de contas dos municípios amargou uma derrota para a jovem e  inexperiente Adriane Bentes.   Adriane Bentes venceu, prometendo modernizar o município e gerar emprego e renda para a população, mas o que a população viu nesses últimos 3 anos foram escândalos e descaso com o dinheiro público. A chefe do executivo vem fazendo uma gestão amadora e cheia de atropelos, resultado é que o seu nome nem aparece nas pesquisas de opinião.  Rosa Hage tem 76 anos, formada em...