É grave, muito grave o que está sendo tramado em Brasília contra o Estado do Pará. E os parauaras parecem não se dar conta. O ex-ministro e pré-candidato ao governo do Estado, Helder Barbalho(MDB), acompanhado pelo senador Jader Barbalho e pelo presidente da Fiepa, José Conrado Santos, e o presidente da Fecomércio, Sebastião Campos, foi ao Distrito Federal e anunciou ontem que, com o seu prestígio, o governo federal vai criar através de Medida Provisória o Fundo Nacional Ferroviário, a fim de receber os recursos obtidos na licitação da ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste (SP), cujo lance mínimo é estimado em R$ 1 bilhão. E que parte desse dinheiro será destinado ao custeio dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) do trecho da Norte/Sul no Pará (entre Açailândia-Barcarena, sem incluir o sul do Pará) e à ponte rodoferroviária de Marabá ( que já existe e só serve à Vale).
Ou seja: o presidente Michel Temer vai antecipar em quase dez anos (a concessão só vence em 2027) a renovação por mais trinta anos da outorga da Estrada de Ferro Carajás. E ao invés de a Vale pagar ao Pará pelo menos R$10 bilhões, conforme avaliação dos técnicos da ANTT (agência responsável pelas concessões), a União simplesmente diz que a contrapartida da mineradora será zero. E ainda quer que o Pará bata palmas e peça bis!
Via Franssinete Florenzano
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