Pular para o conteúdo principal

João Doria reúne ex-presidentes em evento pró-vacinação em São Paulo.


O governador de São Paulo, João Doria, reuniu ex-presidentes da República no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira, 25, em um ato pró-vacinação contra a Covid-19. Em uma solenidade sem imunizações, Doria disse que o objetivo do encontro era “institucional”, e não “político”.

“Hoje, o objetivo do nosso encontro não é político, mas sim institucional. É a valorização da vida, da existência, das vacinas, da saúde e da proteção do povo brasileiro. Pessoalmente, convidei todos os ex-presidentes da República do Brasil, entendendo que não seria um ato político, e muito menos de confronto. Ao contrário, é um ato de união, solidariedade e entendimento. Foi assim que eu dirigi o convite a a todos os ex-presidentes da República”, disse Doria.

A ideia do governo paulista era vacinar os ex-presidentes hoje – dia 25, em que a capital completa 467 anos – com a CoronaVac, imunizante feito pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan. No entanto, a vacinação no estado foi antecipada e teve início no domingo, 17, após a aprovação do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ex-presidentes – Apesar do convite, presencialmente estava apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Michel Temer (MDB) e José Sarney (MDB) tinham confirmado anteriormente, mas acabaram participando virtualmente. Fernando Collor de Mello (PROS), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) rejeitaram o convite.

“Collor declinou, de forma muito educada, mas preferiu não participar. E solicitei a amigos em comum de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff que formulassem o convite para que ambos pudessem participar. Eles declinaram também de forma educada. Compreendemos as razões de ordem pessoal que impediram que esses três ex-presidentes pudessem participar, ainda que virtualmente”, explicou o governador paulista.

Em 18 de dezembro, Collor agradeceu o convite de Doria, mas disse que não participaria. Três dias depois, Dilma também recusou o convite para se vacinar em São Paulo, dizendo que considerava “imprescindível que os trabalhadores da área da saúde e os idosos que vivem em instituições de longa permanência sejam priorizados”.

No entanto, afirmou em nota publicada em seu site que estaria com o “braço estendido para receber a CoronaVac”. Ainda na semana do convite, o ex-presidente Lula afirmou que tinha sido infectado pelo coronavírus.

A escassez de vacinas para combater a Covid-19 é um dos motivos para a troca dos planos de vacinar os ex-presidentes, todos com mais de 70 anos. Também pesou o receio de que a iniciativa pudesse ser vista como um privilégio a políticos, que estariam furando a fila da vacinação, atualmente restrita a trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e idosos que vivem em asilos.

Até por volta das 12h desta segunda-feira, 142.096 pessoas já tinham sido vacinadas em São Paulo contra a Covid, com a CoronaVac. Hoje o governo disse que irá distribuir 501 mil vacinas da Fiocruz – produzida pela empresa AstraZeneca e a Universidade de Oxford – para todos os 645 municípios paulistas. O lote foi recebido por SP no domingo, 24.

Fonte: jornal O Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Almeirim Sem Medo, leva multidão para as ruas da cidade

Hoje é um dia histórico para o município de Almeirim no Oeste do Pará. Milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a atual gestão do município, comandado por Adriane Bentes. A paralisação é uma forma de unir os trabalhadores do município em prol de melhorias para a população.  Desde que assumiu, a gestora do município tem enfrentado forte críticas da oposição e da população. Ruas completamente tomadas pelo lixo, escolas sem merenda, atividade nas escolas rurais estão paradas e os salários atrasados, são algumas das pautas nas reivindicações.  De acordo com Michelle Machado, umas das idealizadoras do movimento, nos disse: "foi satisfatório ver a população abraçando a causa. Não estou aqui apenas por mim, estou também pelo meu filho que herdará resultado das lutas travadas hoje. A população mudou, hoje está mais participativa e buscando melhorias reais".  Outra integrante do movimento é a cantora Kássia Andrade, que destacou que é um movimento "legít

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.  Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico líder da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade. A declaração ganhou as redes sociais repudiando a fala do pastor. Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.

Empresário em Almeirim constrói casa para família carente. Veja como ficou.

Casa que será entregue a família do Cícero O empresário Elizeu Batista, dono da Construtora Familiar, vai entregar uma casa recém construída a uma família carente no município, localizado no Oeste do Pará. A família contemplada foi do Sr. Cícero, escolhido pelos próprios moradores do bairro.  O processo começou assim, primeiro reuniram alguns moradores do bairro Buritizal, selecionando aqueles que estavam em situação de extrema pobreza, e através de votação entre os moradores, o Sr. Cícero foi o contemplado. Momento da Votação  O projeto nasceu no coração do empresário Elizeu de Oliveira Batista, que tem uma construtora na cidade. " Eu senti que deveria abençoar algumas pessoas na cidade, pois Deus tem me abençoado muito." relata o empresário que é membro da Igreja Assembleia de Deus.  A entrega será feita nos próximos dias, e a etapa seguinte é reunir outros empresário para que através de doação, ajudem a mobiliar a casa.  Veja as fotos do antes :   Veja as fotos agora:  Via