Pular para o conteúdo principal

Deputado José Maria Tapajós é processado pelo MPF. Motivo são as licitações que favorece os filhos.

José Maria Tapajós na Tribuna da ALEPA. Foto Reprodução

O ex-vice-prefeito de Santarém (PA) e atual deputado estadual, José Maria Tapajós (PL) virou alvo de uma ação civil pública em que é acusado, junto com 2 de seus filhos, de receber mais de 1,5 milhão de reais em licitações que favoreceram uma empresa da família. O processo foi protocolado pelo MPF (Ministério Público Federal) em fevereiro deste ano. A Justiça Federal ainda vai se manifestar se acata ou não a denuncia.

Aparecem também como acusados na ação 2 filhos do parlamentar (Josielly Emília e Delton José) e a empresa na qual eles aparecem como sócios, a Jotabel Transporte e Navegação Ltda. Entre 2017 e 2019, segundo o MPF, a Jotabel teria celebrado 6 contratos com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Santarém e que somaram R$ 1.565.480,00. “Registra-se também que todos os contratos tiveram aditivos, tendo totalizado 21 aditivos”, ressaltou o procurador da República Paulo de Tarso Moreira Oliveira, que assina a peça processual.De acordo com Paulo de Tarso, a participação da Jotabel em processos licitatórios quando José Maria Tapajós ocupava o cargo de vice-prefeito viola a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, caracterizando tanto “ato improbo violador dos princípios da Administração Pública” como “ato improbo de enriquecimento ilícito”. “O disposto legal proíbe expressamente de participar da licitação o servidor ou dirigente do órgão ou entidade contratante responsável pelo certame, com incidência também à participação de empresas cujos sócios, administradores, empregados, controladores, etc., sejam servidores ou dirigentes dos órgãos contratantes”, lembrou o procurador.

“No presente caso, em que pese o então vice-prefeito não mais figurar como sócio da referida pessoa jurídica, é patente que se trata de empresa familiar, uma vez que figuram como sócios administradores da empresa unicamente seus filhos”.

Licitações e conflitos de interesses

Para Paulo de Tarso, a Jotabel, o vice-prefeito e seus 2 filhos não só violaram a Lei de Licitações, como também “a própria Constituição Federal, cujo texto legal assevera que a Administração Pública deve obedecerá ‘aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência'”.

“Ainda que seja fato que houve procedimento licitatório, há evidente e indesejado conflito de interesses e consequente violação dos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade”, destacou. Em primeiro despacho sobre o caso, o juiz federal Clécio Araújo, da 1ª Vara Federal Cível e Criminal Santarém, determinou a notificação dos acusados para, , em 15 dias, façam a defesa preliminar. As notificações já foram encaminhadas.

“Intime-se o Município de Santarém/PA para que, querendo, manifeste interesse na lide [no processo] integrando, se for o caso, o polo ativo da presente demanda”, ordenou ainda o magistrado.

Fonte: Blog do Jeso 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimento Almeirim Sem Medo, leva multidão para as ruas da cidade

Hoje é um dia histórico para o município de Almeirim no Oeste do Pará. Milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a atual gestão do município, comandado por Adriane Bentes. A paralisação é uma forma de unir os trabalhadores do município em prol de melhorias para a população.  Desde que assumiu, a gestora do município tem enfrentado forte críticas da oposição e da população. Ruas completamente tomadas pelo lixo, escolas sem merenda, atividade nas escolas rurais estão paradas e os salários atrasados, são algumas das pautas nas reivindicações.  De acordo com Michelle Machado, umas das idealizadoras do movimento, nos disse: "foi satisfatório ver a população abraçando a causa. Não estou aqui apenas por mim, estou também pelo meu filho que herdará resultado das lutas travadas hoje. A população mudou, hoje está mais participativa e buscando melhorias reais".  Outra integrante do movimento é a cantora Kássia Andrade, que destacou que é um movimento "legít

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.

JOSUÉ BENGSTON, QUE FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA FEDERAL NA MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS; DURANTE CULTO EM BELÉM DIZ QUE NÃO VOARIA EM AVIÃO COM PILOTO QUE ENTROU POR COTAS NA UNIVERSIDADE.  Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-deputado federal e pastor evangélico líder da Igreja Quadrangular do Pará, Josué Bengston (PTB), dizendo em culto que não voaria em um avião cujo piloto entrou por cotas na universidade. A declaração ganhou as redes sociais repudiando a fala do pastor. Em 2018, Josué Bengston foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato por participar de um esquema de desvio de dinheiro que ficou conhecido como “máfia das ambulâncias” no Pará.

Empresário em Almeirim constrói casa para família carente. Veja como ficou.

Casa que será entregue a família do Cícero O empresário Elizeu Batista, dono da Construtora Familiar, vai entregar uma casa recém construída a uma família carente no município, localizado no Oeste do Pará. A família contemplada foi do Sr. Cícero, escolhido pelos próprios moradores do bairro.  O processo começou assim, primeiro reuniram alguns moradores do bairro Buritizal, selecionando aqueles que estavam em situação de extrema pobreza, e através de votação entre os moradores, o Sr. Cícero foi o contemplado. Momento da Votação  O projeto nasceu no coração do empresário Elizeu de Oliveira Batista, que tem uma construtora na cidade. " Eu senti que deveria abençoar algumas pessoas na cidade, pois Deus tem me abençoado muito." relata o empresário que é membro da Igreja Assembleia de Deus.  A entrega será feita nos próximos dias, e a etapa seguinte é reunir outros empresário para que através de doação, ajudem a mobiliar a casa.  Veja as fotos do antes :   Veja as fotos agora:  Via